quinta-feira, 28 de julho de 2011

PROJETO DE CIÊNCIAS: Jovens Diretores (relatos de experiencias)

Diário pessoal: Por traz das câmeras - o faze-se de um Projeto.

Este projeto foi pensando e elaborado como parte do curso de extensão proposto aos professores de STE, que tinhão como objetivo trazer para sala de tecnologia os professores que viam ainda com desconfiança estas novas fontes de conhecimento. Ou que devido a diversos fatores não encontravam tempo ou meios de utilizar a STE dentre de campo de ensino. O que é natural devido ao forte carga horaria de alguns professores.
Tendo isso em vista pensei em montar um projeto em comunhão com uma professora que ja vinha utilizando a sala de STE, com certa regularidade porem, que ainda não tinha pensado na sala como uma ferramenta valiosa na produção de conhecimento por parte dos próprios alunos, que tem por natureza um fascínio pelo novo.
O projeto proposto foi que os alunos do 8ª ano A, depois de verem videos de outros alunos de uma outra escola, sobre tipos de alimentos, fizessem seus próprios videos. Em primeiro momento ouve um misto de medo e excitação por parte dos alunos e um certo receio mais que compreensível por parte da professora ( como veremos em seu depoimento).

Depoimento da Professora Márcia Regina
Como todo trabalho este também encontrou uma serie de dificuldades durante seu desenvolvimento. Os primeiros videos foram como direi, precários, com uma infinidades de erros e problemas técnicos. Porém mesmo assim foram todos passados e visto por todos os alunos da sala, para que a partir dele os alunos pudessem aprender com seus erros. Tendo em vista que era o primeiro trabalho feito assim pela escola, logo a primeira vez que os alunos ligavam com esta experiência. Tendo isso em vista eu e professora Marica, apontamos os erros e os acertos presentes nos videos feitos pelos alunos, apontamos soluções e novas maneiras de abordagens.

Depoimento da Professora Márcia Regina

E não só apreenderam com também não desistiram e levaram o projeto adiante, mesmo com todas as dificuldades que uma escola do meio rual enfrenta, como as distancias, a falta de estrutura. Mas tudo foi vencido com muita criatividade e esforço por parte dos alunos, que foram verdadeiros desbravadores deste mundo desconhecido até então de criar seus videos educativos. E como todos os desbravadores encontraram muitas pedras no cominho, mas todas transpostas com muita força de vontade e determinação. Como podemos ver a seguir nos relatos das alunos do 8ª ano A:

Depoimento das alunas do 8ª ano A

O apoio incondicional, da coordenação, direção que tornaram este projeto viável. Possibilitando que professora de Ciências Márcia Regina e que o professor de STE Wagner B. Santos. Descem continuidade ao projeto em outras salas como foi o caso do 7ª ano A. O que se mostrou uma maravilhosa surpresa, pois percebemos que o conhecimento humano tem uma capacidade infinda de se propagar e melhorar. É interessante perceber como os alunos do 7ª ano A receberam este projeto como um desafio divertido onde puderam unir conhecimento, aprendizagem e diversão. A baixo veremos o depoimento de alguns alunos do 7ª ano A envolvidos no projeto.

Depoimento das alunas do 7ª ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário