terça-feira, 30 de março de 2010

Como converter arquivos RMVB para assistir no DVD

Como converter arquivos RMVB para assistir no DVD

Aprenda a transformar vídeos de outros formatos em RMVB para gravá-los e assistir a eles na comodidade de sua sala de aula com um aparelho de DVD.

Se você costuma baixar vídeos na internet já deve ter se deparado com o formato RMVB. O formato é pertencente à RealNetworks, mesma produtora do famoso RealPlayer. Aliás, este é o reprodutor padrão de RMVB (acrônimo para RealMedia Variable Bitrate).

Sua grande popularidade se deve provavelmente ao fato de que ele é capaz de combinar qualidade de vídeo com tamanho de arquivo menor do que os demais formatos com a mesma resolução.

Se você é daqueles que também gostam de assistir a vídeos na televisão de sua sala, utilizando o aparelho de DVD, nada melhor do que gravar os arquivos em um disco. Para isso, é preciso convertê-los para um formato reconhecido pelo aparelho. Aprenda a fazer isso agora com este tutorial.

1. Pré-requisitos

Para converter os arquivos foi utilizado o FormatFactory, um aplicativo bastante completo quando o assunto é conversão. É capaz não somente de converter arquivos de vídeo, mas também áudio, imagens e muito mais. Sua escolha se deve ao fato de ser simples, estar todo em português e, obviamente, suprir a nossa necessidade. Clique no botão abaixo para fazer o download do programa:

Clique  para baixar o FormatFactory

2. Faça você mesmo

Depois de instalado o FormatFactory, execute-o para ver uma tela igual à abaixo:

FormatFactory

Note que os comandos para conversão estão localizados em um campo específico à esquerda da janela. Os recursos são organizados em guias e para o nosso tutorial você deve acessar a guia Vídeo. Nela, clique sobre a opção Todos para VOB.

Todos para VOB

VOB, acrônimo para Video Object, é um formato cujos arquivos estão codificado em MPEG-2, porém, congrega também a legenda, além do vídeo e do áudio. É esse o formato que deve ser gravado em DVDs para que os filmes sejam reproduzidos em aparelhos de DVD.

Quando você clica em Todos para VOB, surge na tela uma nova janela e é por meio dela que são selecionados os vídeos no formato RMVB a serem convertidos. Clique em Adicionar Arquivo para selecionar vídeos para a conversão.

Adicionar arquivo

Selecione os vídeos no formato RMVB que deseja converter. Para selecionar vários vídeos, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica sobre eles. Feita a escolha, clique em Abrir.

Ao fazer isso, você é levado novamente à janela de seleção de arquivos. Lá existe a o

Selecione os arquivos

pção Configurações de Saída. Clique sobre ela para modificar algumas definições relacionadas à qualidade do vídeo convertido.

Configurações de saída

Agora, um adendo. Aqui você deve selecionar o sistema de vídeo a ser aplicado no filme convertido. O FormatFactory conta com as opções PAL e NTSC. A maioria dos televisores atuais funciona com o sistema NTSC, porém, modelos antigos ainda utilizam o PAL-M. Para saber qual selecionar, o mais aconselhado é verificar o manual de sua televisão. As demais configurações podem ser mantidas intactas. Clique em OK para retornar à janela anterior.

PAL  ou NTSC

Antes de iniciar a conversão, selecione a pasta de destino dos arquivos convertidos. Por padrão, este local é um subdiretório dentro do diretório em que foi instalado o FormatFactory. Se desejar selecionar outro, clique no botão Browser na base da janela.

Se  desejar, selecione um novo destino

Terminadas todas as configurações, clique em OK.

Clique em OK

Você volta para a tela inicial do conversor e agora está tudo pronto. Para iniciar a conversão, clique no botão Iniciar presente na barra de ferramentas.

Inicie a conversão

Todas as tarefas do FormatFactory ficam enfileiradas e são executadas automaticamente em sequência. Você pode acompanhar o progresso das conversões por meio da barra exibida no programa.

Acompanhe a conversão

Finalizadas as conversões, você tem em mãos os arquivos no formato VOB. Agora basta selecionar um software de sua preferência capaz de gravar vídeos em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário