sexta-feira, 9 de abril de 2010

FILME: AS CRONICAS DE NARNIA, material de apoio para prof. Cleide


.S. Lewis criou o universo de Nárnia através de conversas com seu grande amigo J.R.R. Tolkien (“O Senhor dos Anéis”), o que gerou certas semelhanças entre as séries literárias e em conseqüência disso uma comparação no que diz respeito às suas adaptações cinematográficas. Mas é importante destacar que esta comparação não deve ser realizada, pois se cometeria uma grande injustiça com “As Crônicas de Nárnia”. Tanto o livro, quanto o filme, não são tão bons quanto “O Senhor dos Anéis”, mas nem pretendem ser. A série de Lewis é extremamente descompromissada, seu único intuito é entreter seu público alvo, as crianças.
“O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” é o primeiro de sete livros escritos por Lewis sobre o universo de Nárnia. O livro é basicamente infantil, assim como o filme. Assim sendo, não vá esperando um novo “O Senhor dos Anéis”. Trata-se de um filme infantil, muito mais infantil do que, por exemplo, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, que chegou aos cinemas poucas semanas antes de “Nárnia”.
Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) são quatro irmãos que deixam Londres, constantemente bombardeada pelas tropas alemãs, para viver na propriedade rural de um professor misterioso (Jim Broadbent), onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras, Lúcia descobrem um guarda-roupa, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por centauros, faunos, gigantes, animais falantes etc, e vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que no local sempre fosse inverno. Sob a orientação do leão Aslam, criador de Nárnia, as crianças decidem lutar para libertar este mundo do domínio de Jadis.
O filme é visualmente perfeito, contou com uma produção caprichadíssima, realizada por uma parceria entre as empresas ILM (“Star Wars”) e Weta (“O Senhor dos Anéis”). O leão, cuja voz é de Liam Neeson, é muito bem feito, parecendo real em algumas seqüências. Os outros animais também não deixam a desejar, fazendo de “Nárnia” um espetáculo para os olhos. Os protagonistas mirins também cumprem seus papéis. É claro, que limitados pela falta de experiência, mas nada que comprometa.

duração: 130 min.
Genero: aventura/fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário