terça-feira, 13 de abril de 2010

PROJETO CURTA METRAGEM: Professora cleide e Jaqueline

O que é um curta-metragem?

Curta-metragem, ou simplesmente curta, é um filme de duração inferior a trinta minutos, havendo no entanto quem para o classificar estabeleça um padrão variável de mais ou menos dez minutos.

O termo começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 1910, quando boa parte dos filmes começava a ter durações cada vez maiores.

O gênero que mais utilizou o formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com acção ao vivo (live-action) e de animação produzidos como curta-metragem, havendo inclusive um premio dos Oscar para cada tipo.

Formato bastante difundido e em expansão no Brasil desde os anos 70, a curta-metragem é também adoptada em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.

Segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em sua Instrução Normativa 22, anexo I, a definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos, Média-Metragem para filmes com tempo acima de 15 minutos e até 70 e Longa para filmes com mais de 70 minutos.



REPORTAGEM: DE APOIO AO PROJETO CURTAS NA ESCOLA


Fazer os alunos mais bagunceiros se tornarem os mais aplicados. O sonho almejado por milhares de professores virou realidade na turma mais indisciplinada do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, localizada em São Pedro da Aldeia (RJ). Com o auxílio de recursos audiovisuais, a professora Mariléia Soares dos Santos conseguiu não somente atrair a atenção dos estudantes como também melhorar a auto-estima deles.

Com mais de 24 anos de experiência como professora de História, Mariléia se deparou no ano passado com a turma mais bagunceira da escola: 42 estudantes do segundo ano do ensino médio. “Eles se orgulhavam de ser os piores alunos”, conta, ao ressaltar que grande parte deles era repetente ou estava retornando depois de fazer um supletivo. Até que em 2008, o projeto pedagógico da escola trouxe o tema “artes” para ser trabalhado em todas as disciplinas. Mariléia optou por abordar o assunto por meio do cinema.

No primeiro bimestre, os estudantes fizeram pesquisas sobre as formas de expressão do cinema, sua história e seus formatos. A professora exibiu curtas-metragens e levou especialistas em cinema para falar sobre o assunto, mas, ainda assim, os alunos continuavam desinteressados. “A perspectiva deles só mudou quando, já cansada de tanta algazarra, eu propus que filmássemos um curta-metragem”, explica.

Segundo ela, naquele dia, um grupo de alunos foi expulso de sala de aula e, em seguida, retornou devido à confusão criada do lado de fora. De volta à sala, os estudantes continuavam atrapalhando a aula, contando histórias de colegas que estavam se envolvendo com drogas e das bocas de fumo da região. Foi então que um deles disse: “essa história dava um filme”. A professora, de imediato, aproveitou a oportunidade para propor a filmagem de um curta-metragem para contar aquela história.

“No dia seguinte, logo de manhã, os alunos que odiavam escrever entregaram um roteiro de quatro páginas”, celebra.

De acordo com Mariléia, desse momento em diante a postura dos alunos mudou completamente. Eles mesmos conseguiram duas máquinas filmadoras emprestadas com amigos e também levaram três máquinas fotográficas digitais. Como a maioria dos estudantes trabalhava durante o dia e estudava a noite, as filmagens eram realizadas nos fins de semana e até mesmo depois da aula. “Às vezes dava onze horas da noite e a gente estava na rua filmando com os alunos”, ilustra.

Entre filmagens e edição, que também foi feita pelos estudantes no Núcleo de Tecnologia Educacional da cidade, o projeto levou três meses para ficar pronto. “O mais interessante é que aqueles alunos que achavam graça do uso das drogas começaram a fazer um alerta sobre as conseqüências do seu uso. Isso mudou muito a vida deles”, acrescenta a professora.

Além disso, a mudança de comportamento se refletiu nas demais disciplinas e pela primeira vez eles começaram a receber elogios na escola. “Eles foram aplaudidos de pé pelos colegas depois de apresentarem o curta-metragem. Os estudantes descobriram que são capazes de fazer algo grandioso”, revela.

Benefícios – Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Laura Maria Coutinho ressalta os benefícios pedagógicos trazidos pelos produtos audiovisuais. Segundo ela, por meio dos vídeos, os estudantes aprendem a trabalhar em grupo, a desenvolver o sentido estético e a se expressar por meio de uma linguagem que incorpora sons e imagens.

“Um audiovisual é muito mais do que uma câmera na mão e uma idéia na cabeça” destaca. “Implica muito trabalho e é preciso seguir todos os passos de realização: idéia, argumento, roteiro literário, roteiro técnico, captação de imagens e sons, decupagem, montagem, finalização, exibição”, observa ela.

De acordo com a especialista, para aqueles professores que ainda não se aventuraram como a professora Mariléia, a dica é pesquisar e procurar se familiarizar com os aspectos de produção e realização de um filme. Para ela, é importante observar os trabalhos já realizados, estudando as imagens, o movimento da câmera e da luz. “Hoje, com um computador e processadores de imagens relativamente simples é perfeitamente possível realizar trabalhos muito bons”, conclui.

Renata Chamarelli


DICA DO STE MATUTINO:
Conheça o PORTA CURTAS, o canal com o maior numero de curtas metragens educativos do país. Com uma secção especial para professores.

A idéia de incentivar o uso de curtas metragens brasileiros como material de apoio em salas de aula já existia desde o início do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002. Desde meados de 2006, colocamos a idéia em prática, oferecendo indicações de usos pedagógicos para boa parte dos filmes em exibição no site.

Pedagogos especializados dão sugestões sobre como utilizar os filmes para disciplinas específicas, que temas transversair abordar, para que idades e níveis de ensino os curtas são indicados e muito mais.

Os professores cadastrados relatam suas experiências sobre o uso de tais filmes em comentários direcionados ao seu uso didático (veja o link 'Professor, dê sua opinião' nas fichas dos filmes do site), contribuindo para a formação de uma rede de educadores interessados na utilização criativa do audiovisual nas escolas de todo o país.

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